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Sistema Webnex



1 - DEFINIÇÃO:

O Webnex foi concebido com o objetivo de os Estabelecimentos Credenciados terem uma solução on-line para efetuar suas vendas eletrônicas através dos cartões cujas Bandeiras são homologadas pela Rede Softnex.


2 - INSTALAÇÃO:

Ao acessar a primeira vez o Webnex, o Estabelecimento estará ativando um terminal em sua máquina local, este terminal ficará associado à máquina e ao browser no qual foi instalado (seja ele Internet Explorer, Mozilla Firefox, Google Chrome, dentre outros). Sendo assim, se o estabelecimento acessar o link através da mesma máquina mas utilizando outro browser, o sistema irá instalar outro terminal de acesso com seu respectivo código de identificação.

Para ativar o terminal, é necessário acessar o link de acesso do Webnex (http://www.softnex.com.br:8888/Webnex) e inserir o CNPJ (ou CPF, no caso de pessoa física) do Estabelecimento para a validação se mesmo já é credenciado à Rede Softnex. Caso o estabelecimento não seja credenciado, o sistema irá exibir a seguinte mensagem: “Cliente não credenciado”. É necessário entrar em contato com suporte através do fone 0300 644-0405 e realizar o cadastramento.

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3 - PAINEL PRINCIPAL:

Depois de ativado o terminal de vendas Webnex, o sistema apresentará uma tela principal com um conjunto de painéis:

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3.01 - Painel de Funcionalidades: apresenta um conjunto de operações que podem ser realizadas através do Webnex.

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Veremos nas páginas seguintes como realizar as operações no Webnex utilizando o Painel de Funcionalidades.

3.02 - Painel “Informações importantes”: é o painel mais à esquerda, abaixo do painel de funcionalidades. Apresenta as mensagens enviadas da administradora a um estabelecimento credenciado específico ou a todos estabelecimentos credenciados.

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Ainda no painel de “Informações Importantes”, pode-se clicar na mensagem e o sistema abrirá uma tela exibindo a mensagem.

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3.03 - Painel “Últimas vendas deste terminal”: exibe as últimas vendas realizadas no terminal bem como sua situação, se foram autorizadas, não autorizadas, canceladas ou desfeitas. Exibe também em qual condição de pagamento foi realizada a venda.

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Neste painel, é possível também visualizar os detalhes das ultimas transações realizadas clicando 2x (duas vezes) em um dos itens da lista de transações:

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3.04 - Painel “Suas Bandeiras Credenciadas”: este painel fica mais à direita da tela, abaixo do painel de funcionalidades. Exibe o conjunto de bandeiras cujos cartões estão autorizados a serem realizadas vendas através do Webnex.

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3.05 - Painel “Outras bandeiras homologadas no Webnex”: este painel fica mais à direita da tela, abaixo do painel de bandeiras credenciadas. Exibe o conjunto de todas as bandeiras, ativas ou que podem ser ativadas para o estabelecimento credenciado.

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3.06 - Painel de informações do sistema Webnex: exibe informações da Central de Atendimento e outras informações da Rede Softnex.

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Ao clicar em “Informações de Copyright”, é possível visualizar os detalhes dos direitos acerca do Sistema Webnex


3.07 - FUNCIONALIDADES DO WEBNEX:

As principais funcionalidades no sistema Webnex são:

3.08 - Nova Venda

Para realizar uma venda pelo webnex, clique no botão “Nova Venda” (ou tecle F2) e o pop-up janela abaixo será exibido. Preencha os campos (que são variáveis de acordo com o a bandeira do cartão). Em seguida, clique no botão “Vender” para iniciar a venda.

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As bandeiras homologadas atualmente são: “PlenoCard”, “UnoCard”, “FortBrasil” e “CardBan”. Ao preencher o campo “cartão”, o sistema já identifica a BIN (6 primeiros dígitos do cartão que indicam qual a bandeira), e então exibe o logo da bandeira correspondente.

Caso a bandeira não seja válida ou não esteja credenciada, o sistema exibe a seguinte mensagem ao usuário:

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Caso o número do cartão inserido seja válido e tenha a BIN de uma bandeira credenciada, O sistema apresenta os campos relacionados à autenticação que são específicos do autorizador de cada bandeira.

Confira abaixo como realizar vendas através de cada uma delas:

3.08.01 - Cartões bandeira PlenoCard

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Existem dois tipos de cartões com a bandeira Pleno: Pleno Private Label e Pleno Convênio.

Para o estabelecimento credenciado, a diferença na autorização da transação é que os cartões Convênio não podem parcelar com juros da Administradora.

Os campos que serão preenchidos para esta bandeira são:

  1. - Cartão: número do cartão que originará a venda
  2. - Valor: valor total da venda
  3. - Parcelas: define se a venda é à vista (1 parcela) ou o valor total será parcelado, de acordo com o número de parcelas inserido
  4. - Juros da Administradora: é o juros padrão definido na modalidade do cartão do portador sobre as vendas parceladas. Ao optar pelo juros da Administradora, o estabelecimento credenciado parcela o valor para o portador mas receberá o valor de venda à vista da Administradora. Sendo assim, os juros do parcelamento são cobrados pela Administradora ao portador.
  5. - Senha: é a senha do portador do cartão. Caso este campo não seja preenchido, é necessário preencher o campo Código de Segurança.
  6. - Código de Segurança: conjunto de 3 algarismos numéricos impresso no cartão.

Os campos Senha e Código de Segurança existem para que seja autenticada a transação, funciona como se fosse uma confirmação do próprio portador que cedeu a informação para que a venda seja realizada.

Geralmente o Código de Segurança é utilizado apenas quando o portador não está presente na loja, ou seja, através de uma tele-venda. Por segurança, o portador não precisa passar sua senha, mas apenas o código de segurança do cartão.

Depois de preencher os campos, é só clicar no botão “Vender” e esperar a resposta do autorizador da bandeira que retorna se a venda foi “Autorizada”, “Não Autorizada” ou “Desfeita”.

Caso a venda tenha sido “Desfeita”, o melhor procedimento é realizar a operação novamente, pois este tipo de situação ocorre por causa de erros de comunicação.

Caso a venda não tenha sido autorizada, o portador pode entrar em contato com a administradora da bandeira, neste caso a PlenoCard, para esclarecer qual o motivo pertinente.



3.08.02 - Cartões bandeira UnoCard

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Para realizar vendas para cartões da bandeira UnoCard, os campos que serão preenchidos são:

  1. - Cartão: número do cartão que originará a venda
  2. - Valor: valor total da venda
  3. - Parcelas: define se a venda é à vista (1 parcela) ou o valor total será parcelado, de acordo com o número de parcelas inserido
  4. - Juros da Administradora: é o juros padrão definido na modalidade do cartão do portador sobre as vendas parceladas. Ao optar pelo juros da Administradora, o estabelecimento credenciado parcela o valor para o portador mas receberá o valor de venda à vista da Administradora. Sendo assim, os juros do parcelamento são cobrados pela Administradora ao portador.
  5. - Senha: é a senha do portador do cartão. Caso este campo não seja preenchido, é necessário preencher o campo Código de Segurança.
  6. - Código de Segurança: conjunto de 3 algarismos numéricos impresso no cartão.

Os campos Senha e Código de Segurança existem para que seja autenticada a transação, funciona como se fosse uma confirmação do próprio portador que cedeu a informação para que a venda seja realizada.

Geralmente o Código de Segurança é utilizado apenas quando o portador não está presente na loja, ou seja, através de uma tele-venda. Por segurança, o portador não precisa passar sua senha, mas apenas o código de segurança do cartão.

Depois de preencher os campos, é só clicar no botão “Vender” e esperar a resposta do autorizador da bandeira que retorna se a venda foi “Autorizada”, “Não Autorizada” ou “Desfeita”. Caso a venda tenha sido “Desfeita”, o melhor procedimento é realizar a operação novamente, pois este tipo de situação ocorre por causa de erros de comunicação. Caso a venda não tenha sido autorizada, o portador pode entrar em contato com a administradora da bandeira, neste caso a UnoCard, para esclarecer qual o motivo pertinente.


3.08.03 - Cartões bandeira FortBrasil

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Para realizar vendas para cartões da bandeira FortBrasil, os campos que serão preenchidos são:

  1. - Cartão: número do cartão que originará a venda
  2. - Valor: valor total da venda
  3. - Parcelas: define se a venda é à vista (1 parcela) ou o valor total será parcelado, de acordo com o número de parcelas inserido
  4. - Juros da Administradora: é o juros padrão definido na modalidade do cartão do portador sobre as vendas parceladas. Ao optar pelo juros da Administradora, o estabelecimento credenciado parcela o valor para o portador mas receberá o valor de venda à vista da Administradora. Sendo assim, os juros do parcelamento são cobrados pela Administradora ao portador.
  5. - Data de Vencimento: ou data de validade, é conjunto de 4 algarismos numéricos impresso no cartão. Este campo serve para a autenticação dos dados do portador junto ao autorizador da FortBrasil.

Depois de preencher os campos, é só clicar no botão “Vender” e esperar a resposta do autorizador da bandeira que retorna se a venda foi “Autorizada”, “Não Autorizada” ou “Desfeita”.

Caso a venda tenha sido “Desfeita”, o melhor procedimento é realizar a operação novamente, pois este tipo de situação ocorre por causa de erros de comunicação.

Caso a venda não tenha sido autorizada, o portador pode entrar em contato com a administradora da bandeira, neste caso a FortBrasil, para esclarecer qual o motivo pertinente.



3.08.04 - Cartões bandeira CardBan

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Para realizar vendas para cartões da bandeira FortBrasil, os campos que serão preenchidos são:

  1. - Cartão: número do cartão que originará a venda
  2. - Valor: valor total da venda
  3. - Parcelas: define se a venda é à vista (1 parcela) ou o valor total será parcelado, de acordo com o número de parcelas inserido
  4. - Juros da Administradora: é o juros padrão definido na modalidade do cartão do portador sobre as vendas parceladas. Ao optar pelo juros da Administradora, o estabelecimento credenciado parcela o valor para o portador mas receberá o valor de venda à vista da Administradora. Sendo assim, os juros do parcelamento são cobrados pela Administradora ao portador.
  5. - Senha: é a senha do portador do cartão. Caso este campo não seja preenchido, é necessário preencher o campo Data Vencimento.
  6. - Data Vencimento: ou data de validade, é conjunto de 4 algarismos numéricos impresso no cartão. Este campo serve para a autenticação dos dados do portador junto ao autorizador da CardBan.

Os campos Senha e Data Vencimento existem para que seja autenticada a transação, funciona como se fosse uma confirmação do próprio portador que cedeu a informação para que a venda seja realizada.

Geralmente a Data de Vencimento é utilizada apenas quando o portador não está presente na loja, ou seja, através de uma tele-venda. Por segurança, o portador não precisa passar sua senha, mas apenas a data de vencimento do cartão.

Depois de preencher os campos, é só clicar no botão “Vender” e esperar a resposta do autorizador da bandeira que retorna se a venda foi “Autorizada”, “Não Autorizada” ou “Desfeita”.

Caso a venda tenha sido “Desfeita”, o melhor procedimento é realizar a operação novamente, pois este tipo de situação ocorre por causa de erros de comunicação.

Caso a venda não tenha sido autorizada, o portador pode entrar em contato com a administradora da bandeira, neste caso a FortBrasil, para esclarecer qual o motivo pertinente.


3.09 - Cancelamento de Venda

Para realizar um cancelamento pelo webnex, clique no botão “Cancelamento de Venda” (ou tecle F3) e o pop-up janela abaixo será exibido.

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Para cancelar a última venda, basta clicar no botão “Cancelamento de Venda”, verificar as informações na tela e confirmar clicando no botão “Cancelar”. É possível se cancelar uma venda quando ela é a última transação realizada por aquele terminal naquele mesmo dia. Não é possível cancelar vendas anteriores à última venda.

Quando não há transações passíveis de serem canceladas, o sistema exibe a seguinte tela de alerta:

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3.10 - Consulta de Saldo

Para consultar o saldo de um cartão pelo webnex, basta clicar no botão “Consulta de Saldo” (ou tecle F9) e o pop-up janela abaixo será exibido.

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Ao preencher o campo “cartão”, o sistema já identifica a BIN (6 primeiros dígitos do cartão que indicam qual a bandeira), e então exibe o logo da bandeira correspondente.

Apresenta também os campos relacionados à autenticação que são específicos do autorizador de cada bandeira.

3.10.01 - Cartões bandeira PlenoCard

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Cartão: número do cartão que se deseja consultar o saldo

Senha: número da senha do portador do cartão, este campo serve para autenticar o acesso ao autorizador da PlenoCard.



3.10.02 - Cartões bandeira UnoCard

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Cartão: número do cartão que se deseja consultar o saldo

Senha: número da senha do portador do cartão, este campo serve para autenticar o acesso ao autorizador da UnoCard.



3.10.03 - Cartões bandeira FortBrasil

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O autorizador dos cartões da bandeira FortBrasil não permite consulta de saldo.



3.10.04 - Cartões bandeira CardBan

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Cartão: número do cartão que se deseja consultar o saldo.

Data Vencimento: ou data de validade, é conjunto de 4 algarismos numéricos impresso no cartão.



3.11 - Histórico de Transações

Para consultar as transações realizadas através da captura webnex, para o terminal específico, clique no botão “Histórico de Transações” (ou tecle F4) e a tela abaixo será exibida.

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A tela de histórico é composta de uma lista de transações efetuadas naquele terminal, mesmo aquelas que não foram autorizadas ou foram desfeitas ou canceladas.

Existem campos de filtros, para o usuário buscar uma determinada informação, que estão localizados na parte superior de cada coluna da lista de dados. Além disso, é possível visualizar os detalhes da transação clicando 2x (duas vezes) no regitro de transação desejado:

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Abaixo da lista há botões de paginação ou navegação pra visualização de transações mais antigas e há também uma seção de “Resumo”, que mostra uma série de informações relacionadas ao estabelecimento credenciado.



3.12 - Códigos de Erro

Para visualizar os códigos de erro no webnex, clique no botão “Códigos de Erro” (ou tecle F7) e a tela abaixo será exibida.

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3.13 - Ajuda

Para visualizar esta tela, é necessário teclar F8. Esta tela tem o objetivo de mostrar ao usuário as informações relacionadas ao próprio funcionamento do sistema, bem como o mapa de teclas de atalho do sistema.

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