O Webnex foi concebido com o objetivo de os Estabelecimentos Credenciados terem uma solução on-line para efetuar suas vendas eletrônicas através dos cartões cujas Bandeiras são homologadas pela Rede Softnex.
Ao acessar a primeira vez o Webnex, o Estabelecimento estará ativando um terminal em sua máquina local, este terminal ficará associado à máquina e ao browser no qual foi instalado (seja ele Internet Explorer, Mozilla Firefox, Google Chrome, dentre outros). Sendo assim, se o estabelecimento acessar o link através da mesma máquina mas utilizando outro browser, o sistema irá instalar outro terminal de acesso com seu respectivo código de identificação.
Para ativar o terminal, é necessário acessar o link de acesso do Webnex (http://www.softnex.com.br:8888/Webnex) e inserir o CNPJ (ou CPF, no caso de pessoa física) do Estabelecimento para a validação se mesmo já é credenciado à Rede Softnex. Caso o estabelecimento não seja credenciado, o sistema irá exibir a seguinte mensagem: “Cliente não credenciado”. É necessário entrar em contato com suporte através do fone 0300 644-0405 e realizar o cadastramento.
Depois de ativado o terminal de vendas Webnex, o sistema apresentará uma tela principal com um conjunto de painéis:
3.01 - Painel de Funcionalidades: apresenta um conjunto de operações que podem ser realizadas através do Webnex.
Veremos nas páginas seguintes como realizar as operações no Webnex utilizando o Painel de Funcionalidades.
3.02 - Painel “Informações importantes”: é o painel mais à esquerda, abaixo do painel de funcionalidades. Apresenta as mensagens enviadas da administradora a um estabelecimento credenciado específico ou a todos estabelecimentos credenciados.
Ainda no painel de “Informações Importantes”, pode-se clicar na mensagem e o sistema abrirá uma tela exibindo a mensagem.
3.03 - Painel “Últimas vendas deste terminal”: exibe as últimas vendas realizadas no terminal bem como sua situação, se foram autorizadas, não autorizadas, canceladas ou desfeitas. Exibe também em qual condição de pagamento foi realizada a venda.
Neste painel, é possível também visualizar os detalhes das ultimas transações realizadas clicando 2x (duas vezes) em um dos itens da lista de transações:
3.04 - Painel “Suas Bandeiras Credenciadas”: este painel fica mais à direita da tela, abaixo do painel de funcionalidades. Exibe o conjunto de bandeiras cujos cartões estão autorizados a serem realizadas vendas através do Webnex.
3.05 - Painel “Outras bandeiras homologadas no Webnex”: este painel fica mais à direita da tela, abaixo do painel de bandeiras credenciadas. Exibe o conjunto de todas as bandeiras, ativas ou que podem ser ativadas para o estabelecimento credenciado.
3.06 - Painel de informações do sistema Webnex: exibe informações da Central de Atendimento e outras informações da Rede Softnex.
Ao clicar em “Informações de Copyright”, é possível visualizar os detalhes dos direitos acerca do Sistema Webnex
As principais funcionalidades no sistema Webnex são:
Para realizar uma venda pelo webnex, clique no botão “Nova Venda” (ou tecle F2) e o pop-up janela abaixo será exibido. Preencha os campos (que são variáveis de acordo com o a bandeira do cartão). Em seguida, clique no botão “Vender” para iniciar a venda.
As bandeiras homologadas atualmente são: “PlenoCard”, “UnoCard”, “FortBrasil” e “CardBan”. Ao preencher o campo “cartão”, o sistema já identifica a BIN (6 primeiros dígitos do cartão que indicam qual a bandeira), e então exibe o logo da bandeira correspondente.
Caso a bandeira não seja válida ou não esteja credenciada, o sistema exibe a seguinte mensagem ao usuário:
Caso o número do cartão inserido seja válido e tenha a BIN de uma bandeira credenciada, O sistema apresenta os campos relacionados à autenticação que são específicos do autorizador de cada bandeira.
Confira abaixo como realizar vendas através de cada uma delas:
3.08.01 - Cartões bandeira PlenoCard
Existem dois tipos de cartões com a bandeira Pleno: Pleno Private Label e Pleno Convênio.
Para o estabelecimento credenciado, a diferença na autorização da transação é que os cartões Convênio não podem parcelar com juros da Administradora.
Os campos que serão preenchidos para esta bandeira são:
Os campos Senha e Código de Segurança existem para que seja autenticada a transação, funciona como se fosse uma confirmação do próprio portador que cedeu a informação para que a venda seja realizada.
Geralmente o Código de Segurança é utilizado apenas quando o portador não está presente na loja, ou seja, através de uma tele-venda. Por segurança, o portador não precisa passar sua senha, mas apenas o código de segurança do cartão.
Depois de preencher os campos, é só clicar no botão “Vender” e esperar a resposta do autorizador da bandeira que retorna se a venda foi “Autorizada”, “Não Autorizada” ou “Desfeita”.
Caso a venda tenha sido “Desfeita”, o melhor procedimento é realizar a operação novamente, pois este tipo de situação ocorre por causa de erros de comunicação.
Caso a venda não tenha sido autorizada, o portador pode entrar em contato com a administradora da bandeira, neste caso a PlenoCard, para esclarecer qual o motivo pertinente.
3.08.02 - Cartões bandeira UnoCard
Para realizar vendas para cartões da bandeira UnoCard, os campos que serão preenchidos são:
Os campos Senha e Código de Segurança existem para que seja autenticada a transação, funciona como se fosse uma confirmação do próprio portador que cedeu a informação para que a venda seja realizada.
Geralmente o Código de Segurança é utilizado apenas quando o portador não está presente na loja, ou seja, através de uma tele-venda. Por segurança, o portador não precisa passar sua senha, mas apenas o código de segurança do cartão.
Depois de preencher os campos, é só clicar no botão “Vender” e esperar a resposta do autorizador da bandeira que retorna se a venda foi “Autorizada”, “Não Autorizada” ou “Desfeita”. Caso a venda tenha sido “Desfeita”, o melhor procedimento é realizar a operação novamente, pois este tipo de situação ocorre por causa de erros de comunicação. Caso a venda não tenha sido autorizada, o portador pode entrar em contato com a administradora da bandeira, neste caso a UnoCard, para esclarecer qual o motivo pertinente.3.08.03 - Cartões bandeira FortBrasil
Para realizar vendas para cartões da bandeira FortBrasil, os campos que serão preenchidos são:
Depois de preencher os campos, é só clicar no botão “Vender” e esperar a resposta do autorizador da bandeira que retorna se a venda foi “Autorizada”, “Não Autorizada” ou “Desfeita”.
Caso a venda tenha sido “Desfeita”, o melhor procedimento é realizar a operação novamente, pois este tipo de situação ocorre por causa de erros de comunicação.
Caso a venda não tenha sido autorizada, o portador pode entrar em contato com a administradora da bandeira, neste caso a FortBrasil, para esclarecer qual o motivo pertinente.
3.08.04 - Cartões bandeira CardBan
Para realizar vendas para cartões da bandeira FortBrasil, os campos que serão preenchidos são:
Os campos Senha e Data Vencimento existem para que seja autenticada a transação, funciona como se fosse uma confirmação do próprio portador que cedeu a informação para que a venda seja realizada.
Geralmente a Data de Vencimento é utilizada apenas quando o portador não está presente na loja, ou seja, através de uma tele-venda. Por segurança, o portador não precisa passar sua senha, mas apenas a data de vencimento do cartão.
Depois de preencher os campos, é só clicar no botão “Vender” e esperar a resposta do autorizador da bandeira que retorna se a venda foi “Autorizada”, “Não Autorizada” ou “Desfeita”.
Caso a venda tenha sido “Desfeita”, o melhor procedimento é realizar a operação novamente, pois este tipo de situação ocorre por causa de erros de comunicação.
Caso a venda não tenha sido autorizada, o portador pode entrar em contato com a administradora da bandeira, neste caso a FortBrasil, para esclarecer qual o motivo pertinente.
Para realizar um cancelamento pelo webnex, clique no botão “Cancelamento de Venda” (ou tecle F3) e o pop-up janela abaixo será exibido.
Para cancelar a última venda, basta clicar no botão “Cancelamento de Venda”, verificar as informações na tela e confirmar clicando no botão “Cancelar”. É possível se cancelar uma venda quando ela é a última transação realizada por aquele terminal naquele mesmo dia. Não é possível cancelar vendas anteriores à última venda.
Quando não há transações passíveis de serem canceladas, o sistema exibe a seguinte tela de alerta:
Para consultar o saldo de um cartão pelo webnex, basta clicar no botão “Consulta de Saldo” (ou tecle F9) e o pop-up janela abaixo será exibido.
Ao preencher o campo “cartão”, o sistema já identifica a BIN (6 primeiros dígitos do cartão que indicam qual a bandeira), e então exibe o logo da bandeira correspondente.
Apresenta também os campos relacionados à autenticação que são específicos do autorizador de cada bandeira.
3.10.01 - Cartões bandeira PlenoCard
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Cartão: número do cartão que se deseja consultar o saldo Senha: número da senha do portador do cartão, este campo serve para autenticar o acesso ao autorizador da PlenoCard. |
3.10.02 - Cartões bandeira UnoCard
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Cartão: número do cartão que se deseja consultar o saldo Senha: número da senha do portador do cartão, este campo serve para autenticar o acesso ao autorizador da UnoCard. |
3.10.03 - Cartões bandeira FortBrasil
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O autorizador dos cartões da bandeira FortBrasil não permite consulta de saldo. |
3.10.04 - Cartões bandeira CardBan
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Cartão: número do cartão que se deseja consultar o saldo. Data Vencimento: ou data de validade, é conjunto de 4 algarismos numéricos impresso no cartão. |
3.11 - Histórico de Transações
Para consultar as transações realizadas através da captura webnex, para o terminal específico, clique no botão “Histórico de Transações” (ou tecle F4) e a tela abaixo será exibida.
A tela de histórico é composta de uma lista de transações efetuadas naquele terminal, mesmo aquelas que não foram autorizadas ou foram desfeitas ou canceladas.
Existem campos de filtros, para o usuário buscar uma determinada informação, que estão localizados na parte superior de cada coluna da lista de dados. Além disso, é possível visualizar os detalhes da transação clicando 2x (duas vezes) no regitro de transação desejado:
Abaixo da lista há botões de paginação ou navegação pra visualização de transações mais antigas e há também uma seção de “Resumo”, que mostra uma série de informações relacionadas ao estabelecimento credenciado.
Para visualizar os códigos de erro no webnex, clique no botão “Códigos de Erro” (ou tecle F7) e a tela abaixo será exibida.
Para visualizar esta tela, é necessário teclar F8. Esta tela tem o objetivo de mostrar ao usuário as informações relacionadas ao próprio funcionamento do sistema, bem como o mapa de teclas de atalho do sistema.